RTP pioneira na legendagem para deficiente auditivos

From HLT@INESC-ID

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

RTP pioneira na legendagem para deficiente auditivos

A partir de amanhã, o Jornal da Tarde e o Telejornal da RTP terão legendagem para deficientes auditivos, naquela que é uma iniciativa inédita a nível mundial.

A RTP apresentou hoje o projecto Tecnovoz, um sistema de legendagem automática desenvolvida pelo Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC-ID Lisboa em parceria com a estação pública.

Este sistema de reconhecimento automático de voz conta com um vocabulário de 100 mil palavras, e «transforma sons em palavras e em números escritos», explicou à Lusa um responsável do INESC.

As legendas serão apresentadas em cor branca para os oradores masculinos e em amarelo para os femininos.

A iniciativa, que se inicia no dia em que a RTP celebra o 51º aniversário, assenta em «três princípios fundamentais: acesso universal para todos, sem custos para os utilizadores e acesso a funcionalidades adicionais em função das necessidades do público», disse o responsável pela área de multimédia da RTP, Francisco Teotónio Pereira.

Esta funcionalidade pode ser acedida a partir da página 885 do teletexto e a estação pública tenciona integrá-la futuramente noutros programas.

TD, 2008/03/06 http://ciberia.aeiou.pt/?st=8720