From HLT@INESC-ID

Revision as of 09:33, 17 April 2007 by Njm (talk | contribs)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Proposta de Tese de Mestrado 2007/2008

Orientação

Objectivos

O desenvolvimento de um sistema que auxilie a escrita de poesia. As duas grandes funcionalidades são a caracterização automática de poemas e a sugestão de uma palavra que complete um verso. Pretende-se que sejam realizadas duas implementações, uma usando o sistema Shrep (desenvolvido no L2F) e outra usando o sistema UIMA (desenvolvido pela IBM).

Descrição

A caracterização dos poemas basear-se-á nos conceitos da poética portuguesa que consideram a estrutura e a métrica: o número de linhas e estrofes, a forma das estrofes, o número de sílabas nos versos e a estrutura das rimas. A sugestão de palavras que terminem os versos pode ser baseada num critério ou combinação de critérios previamente seleccionados. São exemplos de critérios as restrições impostas pela estrutura do poema, a categoria gramatical permitida para a palavra e a pertença a uma ontologia. O maior desafio vai ser reduzir o número de sugestões. Este trabalho vai reutilizar módulos desenvolvidos em projectos anteriores: um léxico de pronúncia, um módulo que determina a acentuação léxica, um módulo que faz a conversão grafema/fonema, um módulo que realiza a divisão silábica, um analisador morfológico, um analisador sintáctico, e um desambiguador morfossintáctico.

Resultado Esperado

Uma interface web (web servers) que facilite a escrita de poemas suportada num módulo de software que caracterize poemas e noutro que sugira palavras que complete um verso. Uma compação entre o sistema Shrep e o sistema UIMA.

Observações

Trabalho proposto pelo aluno Nº 53899, João António Damião Marques

Retrieved from ""