From HLT@INESC-ID

Revision as of 19:19, 24 November 2010 by Acbm (talk | contribs)
(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Liliana Inverno
Liliana Inverno
Liliana Inverno
Formada em Ciências de Computação (na UFSCar), com Mestrado (na USP/São Carlos) e Doutorado (na PUC-Rio) na área de Processamento de Línguas Naturais. Membro fundadora do NILC - maior centro de pesquisa em PLN no Brasil - e sua coordenadora desde 1993. Tem atuado em diferentes áreas de PLN: ferramentas de escrita, sumarização, tradução automática, geração de texto, criação de corpora, avaliação de sistemas de PLN, entre outros. É professora associada na USP/São Carlos, onde orienta pesquisadores e coordena projetos, além de ministrar disciplinas na graduação e pós-graduação em computação. Foi presidente da comissão gestora do PROPOR e membro da Comissão Especial de PLN da Sociedade Brasileira de Computação.
Addresses: www mail

Date

  • 15:00, Friday, December 3rd, 2010
  • Room 336

Speaker

  • Maria das Graças Volpe Nunes, USP/São Carlos & NILC, Brasil


Abstract

Esta comunicação tem como objectivo resumir o conhecimento acumulado ao longo de seis anos de investigação sobre a variedade angolana do português e divide-se em duas partes. Na primeira parte, partindo de dados linguísticos recolhidos in loco e de uma breve revisão da literatura e do contexto sociolinguístico vivido em Angola desde os primeiros tempos de contacto até ao presente, apresenta-se uma descrição detalhada do conhecimento actual sobre a estrutura linguística da variedade angolana do português e dos factores sociais, históricos e linguísticos que permitem compreendê-la. Na segunda parte, analisam-se as limitações dos dados e estudos existentes e reflecte-se sobre formas de as ultrapassar.


Note: This seminar will be held in Portuguese.

Retrieved from ""