From HLT@INESC-ID

Revision as of 21:57, 26 November 2010 by Acbm (talk | contribs)
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.
Liliana Inverno
Liliana Inverno
Liliana Inverno
Liliana Inverno é Licenciada em Estudos Portugueses e Ingleses e Mestre em Linguística Descritiva pela Universidade de Coimbra. Actualmente leitora na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve, membro integrado do Centro de Estudos de Linguística Geral e Aplicada (CELGA) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e Vice-Presidente da Assembleia Geral da Associação Crioulos de Base Lexical Portuguesa e Espanhola (ACBLPE), aguarda marcação da defesa da sua tese de doutoramento - Contact-induced restructuring of Portuguese morphosyntax in interior Angola: evidence from Dundo - realizada sob orientação do Prof. John Holm na Universidade de Coimbra e financiada por bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. A sua investigação centra-se na descrição da variedade angolana do português e dos mecanismos sociais e linguísticos que lhe deram origem, tendo para isso realizado trabalho de campo em Angola em Julho e Agosto de 2004. Para uma lista de algumas das suas publicações cf. http://www.uc.pt/creolistics/research/angola/liliana
Addresses: www mail

Date

  • 15:00, Friday, December 3rd, 2010
  • Room 336

Speaker

  • Liliana Inverno


Abstract

Esta comunicação tem como objectivo resumir o conhecimento acumulado ao longo de seis anos de investigação sobre a variedade angolana do português e divide-se em duas partes. Na primeira parte, partindo de dados linguísticos recolhidos in loco e de uma breve revisão da literatura e do contexto sociolinguístico vivido em Angola desde os primeiros tempos de contacto até ao presente, apresenta-se uma descrição detalhada do conhecimento actual sobre a estrutura linguística da variedade angolana do português e dos factores sociais, históricos e linguísticos que permitem compreendê-la. Na segunda parte, analisam-se as limitações dos dados e estudos existentes e reflecte-se sobre formas de as ultrapassar.


Note: This seminar will be held in English, if required.

Retrieved from ""