Utilização da framework JUnit para a realização de testes.

Neste exercício pretende-se testar o correcto funcionamente de uma classe que representa uma dada operação de comparação sobre duas instâncias da classe java.lang.Integer.
O teste ou testes realizados devem ser especificados numa única classe de teste, chamada TesteOperacao, e devem testar exaustivamente a funcionalidade da classe que lhe foi atribuída.

Para a realização deste exercício considere o seguinte:

  1. A classe operação matemática a testar depende do dia da semana do seu grupo de acordo com a seguinte tabela:
    Classe Aula prática
    Maior
    2ª-feira
    Menor
    3ª-feira
    MaiorOuIgual
    4ª-feira
    MenorOuIgual
    5ª-feira
    Igual
    6ª-feira
  2. Cada uma destas classes tem o seguinte método público e não estático com a seguinte assinatura:
  3. Este método deve realizar a funcionalidade associada a cada uma das classes. Por exemplo, na classe Maior, este método deve devolver true caso o valor inteiro representado pelo primeiro argumento do método seja maior que o valor inteiro representado pelo segundo argumento, ou false caso contrário. Para qualquer das classes, caso pelo menos um dos argumentos do método realizaOperacao tenha o valor null, então deve ser lançada uma excepção.

As instruções para compilar e executar uma classe com testes JUnit podem ser consultadas no texto disponibilizado, na página da disciplina: IntroJUnit.html.

Caso pretenda verificar o correcto funcionamento da sua classe de teste, sugere-se primeiro a concretização da respectiva classe operação matemática a testar. Segundo, introduza as várias situações de erro possíveis nesta classe, uma de cada vez,  e verifique que a sua classe de testes detecta cada uma das situações.

A sua classe de teste tem que ter definido o método público estático obtemAutoria. Este método não deve receber qualquer parâmetro e deve devolver um vector de inteiros (tipo int[]) com a composição do grupo. O primeiro elemento do vector deve estar preenchido com o número do grupo que realizou o exercício e os restantes elementos devem corresponder aos números dos alunos que realmente colaboraram na execução deste trabalho. Por exemplo, se este trabalho tiver sido executado por um único aluno, este método deve devolver um vector com 2 inteiros.

Após obter os testes que obedeçam às especificações fornecidas, crie um ficheiro jar, denominado "EP4.jar", contendo apenas os ficheiros fonte (.java) de todas as classes concretizadas. Se todas as classes estiverem no mesmo directório, deve ser dado o seguinte comando:

    jar -cvf EP4.jar TesteOperacao.java

Na avaliação deste trabalho, apenas será tido em conta o correcto funcionamento do código submetido. A classificação será atribuída automaticamente através da execução de uma bateria de testes:

Serão aplicadas as penalizações genéricas associadas ao processo de submissão.