next up previous contents index
Next: Abstract Up: No Title Previous: Nota Prévia

Resumo

Este texto documenta um conjunto de técnicas para a programação de aplicações num modelo uniforme e transparente de objectos, em ambientes distribuídos e persistentes.

As aplicações são programadas utilizando uma linguagem de programação orientada para objectos. As técnicas propostas prevêem a não alteração da linguagem utilizada, uma vez que as acções que preconizam têm lugar independentemente dela.

As aplicações são modulares, sendo a modularidade conseguida através de vários factores, além do motivo óbvio da orientação para objectos. Entre eles, destaca-se a arquitectura em camadas, que obriga a uma definição precisa das interfaces entre elas. O facto de em cada camada se utilizarem os princípios que presidem à construção de toda a aplicação faz com que os vários módulos da aplicação gozem das mesmas propriedades que a aplicação como um todo. Outro factor a realçar é a transparência na programação, tanto de alto como de baixo nível, que permite uma elevada flexibilidade na construção dos vários módulos funcionais de uma aplicação, pela forma como esconde os aspectos concretos de realização por detrás de cada interface.

São descritas as ferramentas que possibilitam a fácil utilização das técnicas para produção de aplicações, assim como os efeitos dessa utilização, nomeadamente a equiparação do código por elas gerado ao código disponível numa biblioteca automática de suporte à execução dos programas.

É abordada a aplicação das técnicas de programação genéricas à programação de aplicações escritas em C++, assim como os problemas levantados pela utilização da linguagem. A comparação com o sistema que motivou o trabalho conclui a exposição.



David M. M. de Matos
Thu Jun 29 14:58:09 MET DST 1995