Programação com Objectos/Projecto de Programação com Objectos/Máquina Virtual

From Wiki**3

< Programação com Objectos‎ | Projecto de Programação com Objectos
AVISOS - Avaliação em Época Normal

Esclarecimento de dúvidas:

  • Consultar sempre o corpo docente atempadamente: presencialmente ou através do endereço oficial da disciplina [1].
  • Não utilizar fontes de informação não oficialmente associadas ao corpo docente (podem colocar em causa a aprovação à disciplina).
  • Não são aceites justificações para violações destes conselhos: quaisquer consequências nefastas são da responsabilidade do aluno.

Requisitos para desenvolvimento, material de apoio e actualizações do enunciado (ver informação completa em Projecto de Programação com Objectos):

  • O material de apoio é de uso obrigatório e não pode ser alterado.
  • Verificar atempadamente (mínimo de 48 horas antes do final de cada prazo) os requisitos exigidos pelo processo de desenvolvimento.

Processo de avaliação (ver informação completa em Avaliação do Projecto):

  • Datas: 2022/10/04 12:00 (inicial); 2022/10/21 12:00 (intercalar); 2022/11/04 12:00 (final); 2022/11/04 (early bird) 2022/11/07 (normal) (teste prático).
  • Todas as entregas são cruciais para o bom desenvolvimento do projecto, sendo obrigatórias: a não realização de uma entrega implica a exclusão da avaliação do projecto e, por consequência, da avaliação da disciplina.
  • Verificar atempadamente (até 48 horas antes do final de cada prazo) os requisitos exigidos pelo processo de avaliação, incluindo a capacidade de acesso ao repositório CVS.
  • Apenas se consideram para avaliação os projectos existentes no repositório CVS oficial.
  • Trabalhos não presentes no repositório no final do prazo têm classificação 0 (zero) (não são aceites outras formas de entrega). Não são admitidas justificações para atrasos em sincronizações do repositório. A indisponibilidade temporária do repositório ou de outros materiais, desde que inferior a 24 horas, não justifica atrasos na submissão de um trabalho.
  • A avaliação do projecto pressupõe o compromisso de honra de que o trabalho correspondente foi realizado pelos alunos correspondentes ao grupo de avaliação.
  • Fraudes na execução do projecto terão como resultado a exclusão dos alunos implicados do processo de avaliação.
Material de Uso Obrigatório
As bibliotecas po-uilib e o conteúdo inicial do CVS são de uso obrigatório:
  • po-uilib (classes de base) po-uilib-202209081626.tar.bz2 (não pode ser alterada) - javadoc
  • prr-core (classes do "core") (via CVS) (deve ser completada -- os nomes das classes fornecidas não podem ser alterados)
  • prr-app (classes de interacção) (via CVS) (deve ser completada -- os nomes das classes fornecidas não podem ser alterados)
A máquina virtual, fornecida para desenvolvimento do projecto, já contém todo o material de apoio.
Uso Obrigatório: Repositório CVS
Apenas se consideram para avaliação os projectos existentes no repositório CVS oficial.

Trabalhos não presentes no repositório no final do prazo têm classificação 0 (zero) (não são aceites outras formas de entrega). Não são admitidas justificações para atrasos em sincronizações do repositório. A indisponibilidade temporária do repositório, desde que inferior a 24 horas, não justifica atrasos na submissão de um trabalho.

Máquina Virtual

A máquina virtual da disciplina é baseada em openSUSE Tumbleweed. Este ambiente é providenciado como conveniência e não é estritamente necessário: outros ambientes com as versões adequadas de Java e de CVS poderão ser utilizados.

A versão mais recente da máquina virtual da disciplina, poo 2022.08 está disponível em:

A máquina virtual é fornecida nos formatos VMDK (VMware, VirtualBox), VHD (Microsoft HyperV) e qcow2 (KVM e outros).

A máquina permite configurações básicas (password de root, etc.) no primeiro arranque. Existe um utilizador normal chamado "poo" (password "linux").

A máquina vem sem ambiente gráfico, mas é simples instalar um com a ferramenta "yast".

Em caso de indisponibilidade da máquina virtual, ver em Pacotes Binários e Ambiente Oficial como reproduzir o ambiente de teste a partir de openSUSE Tumbleweed.
Qualquer tempo e esforço perdidos com ambientes ou ferramentas não recomendados ou não suportados é da inteira responsabilidade do aluno e quaisquer resultados negativos, incluindo possível reprovação, são igualmente da responsabilidade do aluno (i.e., não fazer parte da avaliação por ter usado material ou ambientes não recomendados não será aceite como justificação para qualquer falha de desempenho).

Aplicação Exemplo/Tutorial: Banco

A máquina virtual contém os JARs da aplicação bancária: uma aplicação exemplo/tutorial completamente implementada e que tem a mesma estrutura do projecto.

Curiosidade e Outras Aplicações

A máquina virtual pode ser útil noutros contextos e leitores interessados podem aceder às definições de construção no "build service":