Programação com Objectos/Projecto de Programação com Objectos/Material de Apoio ao Desenvolvimento

From Wiki**3

< Programação com Objectos‎ | Projecto de Programação com Objectos
AVISOS - Avaliação em Época Normal

Esclarecimento de dúvidas:

  • Consultar sempre o corpo docente atempadamente: presencialmente ou através do endereço oficial da disciplina [1].
  • Não utilizar fontes de informação não oficialmente associadas ao corpo docente (podem colocar em causa a aprovação à disciplina).
  • Não são aceites justificações para violações destes conselhos: quaisquer consequências nefastas são da responsabilidade do aluno.

Requisitos para desenvolvimento, material de apoio e actualizações do enunciado (ver informação completa em Projecto de Programação com Objectos):

  • O material de apoio é de uso obrigatório e não pode ser alterado.
  • Verificar atempadamente (mínimo de 48 horas antes do final de cada prazo) os requisitos exigidos pelo processo de desenvolvimento.

Processo de avaliação (ver informação completa em Avaliação do Projecto):

  • Datas: 2022/10/04 12:00 (inicial); 2022/10/21 12:00 (intercalar); 2022/11/04 12:00 (final); 2022/11/04 (early bird) 2022/11/07 (normal) (teste prático).
  • Todas as entregas são cruciais para o bom desenvolvimento do projecto, sendo obrigatórias: a não realização de uma entrega implica a exclusão da avaliação do projecto e, por consequência, da avaliação da disciplina.
  • Verificar atempadamente (até 48 horas antes do final de cada prazo) os requisitos exigidos pelo processo de avaliação, incluindo a capacidade de acesso ao repositório CVS.
  • Apenas se consideram para avaliação os projectos existentes no repositório CVS oficial.
  • Trabalhos não presentes no repositório no final do prazo têm classificação 0 (zero) (não são aceites outras formas de entrega). Não são admitidas justificações para atrasos em sincronizações do repositório. A indisponibilidade temporária do repositório ou de outros materiais, desde que inferior a 24 horas, não justifica atrasos na submissão de um trabalho.
  • A avaliação do projecto pressupõe o compromisso de honra de que o trabalho correspondente foi realizado pelos alunos correspondentes ao grupo de avaliação.
  • Fraudes na execução do projecto terão como resultado a exclusão dos alunos implicados do processo de avaliação.
Material de Uso Obrigatório
As bibliotecas po-uilib e o conteúdo inicial do CVS são de uso obrigatório:
  • po-uilib (classes de base) po-uilib-202209081626.tar.bz2 (não pode ser alterada) - javadoc
  • prr-core (classes do "core") (via CVS) (deve ser completada -- os nomes das classes fornecidas não podem ser alterados)
  • prr-app (classes de interacção) (via CVS) (deve ser completada -- os nomes das classes fornecidas não podem ser alterados)
A máquina virtual, fornecida para desenvolvimento do projecto, já contém todo o material de apoio.
Uso Obrigatório: Repositório CVS
Apenas se consideram para avaliação os projectos existentes no repositório CVS oficial.

Trabalhos não presentes no repositório no final do prazo têm classificação 0 (zero) (não são aceites outras formas de entrega). Não são admitidas justificações para atrasos em sincronizações do repositório. A indisponibilidade temporária do repositório, desde que inferior a 24 horas, não justifica atrasos na submissão de um trabalho.

Material de Apoio

O projecto, escrito em Java, deve ser desenvolvido considerando os princípios de programação com objectos e os aspectos de arquitectura dos padrões de desenho aplicáveis. Alguns dos padrões estão presentes no material de apoio e condicionam parte do desenho da aplicação.

O código presente na biblioteca de apoio ao desenvolvimento do projecto é de uso obrigatório:

  • Código de base ao desenvolvimento: po-uilib-202209081626.tar.bz2 (já está instalado na máquina virtual)
  • Código da lógica da aplicação e classes associadas (código esqueleto, parcialmente implementado, a completar): (prr-core via CVS)
  • Código de interacção com o utilizador (código parcialmente implementado, a completar): (prr-app via CVS)
Notar que o repositório CVS já contém uma versão incompleta do projecto a desenvolver. Isto significa que antes de se começar a programar, o projecto deve ser obtido a partir do repositório.
Qualquer ficheiro do material de apoio (classes da biblioteca po-uilib ou código pré-implementado), ou com nome coincidente, será removido do projecto antes de cada teste.

Pacotes Binários e Ambiente Oficial

Tanto o manterial de apoio, como a aplicação Bank, estão disponíveis para instalação directa através do repositório (usar instalador favorito):

Este repositório é para openSUSE (o ambiente de avaliação oficial), mas os JARs são compatíveis com outros sistemas. Este repositório pode ser adicionado a um openSUSE Tumbleweed (por exemplo) previamente instalado através do comando

zypper ar https://download.opensuse.org/repositories/home:/d4vid:/po22/openSUSE_Tumbleweed/ PO22

Uma vez adicionado o repositório, os pacotes acima podem ser instalados através dos comandos (pode ser dado apenas um comando com todos os pacotes)

zypper install po-uilib
zypper install po-bank-core po-bank-app
Os pacotes do material de apoio estão pré-instalados na máquina virtual. Ver JARs em /usr/share/java.