Apresentação

From Wiki**3

Revision as of 21:14, 20 September 2016 by Root (talk | contribs) (CV Oficial (resumido))

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)
David Martins de Matos

Sou professor auxiliar do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico. Desenvolvo actividade de investigação no Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC ID Lisboa .

Os meus interesses científicos incluem gestão de recursos linguísticos; arquitecturas de software para engenharia da língua natural; geração automática de língua natural e construção automática de resumos; interfaces de língua natural; e processamento de língua escrita em geral.

CV Oficial (resumido)

Prof. David Martins de Matos

David Martins de Matos licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1990, no Instituto Superior Técnico (IST), Lisboa. Recebeu os grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1995 (IST), sob o tema programação com objectos em sistemas distibuídos. Obteve o grau de Doutor em Engenaria Informática e de Computadores em 2005 (IST), sobre o tema da geração automática de língua natural. É docente no IST desde 1993 -- actualmente como Professor Auxiliar --, tendo leccionado as disciplinas de programação em lógica e funcional, programação com objectos, algoritmos e estruturas de dados, compiladores, arquitectura de sistemas computacionais, sistemas distribuídos, computação gráfica e processamento de língua natural. Foi investigador no INESC desde 1988, nos Grupos de Sistemas Distribuídos, Serviços e Sistemas Telemáticos e Engenharia de Software. Em 1998 passou a fazer parte do Centro de Sistemas Telemáticos e Computacionais (IST), onde permaneceu até 2001, quando passou a fazer parte do recém-criado Laboratório de Sistemas de Língua Falada (L2F). No passado, participou em vários projectos Europeus e Nacionais, assim como em projectos do sector privado (banca e indústria de telecomunicações), tanto nacionais como internacionais. É membro sénior da ACM (SIGMM, SIGIR) e do IEEE (Signal Processing Society, Computer Society, Robotics and Automation Society). É também membro da Ordem dos Engenheiros.