Apresentação

From Wiki**3

The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Sou professor associado do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico. Sou investigador do Laboratório de Tecnologias de Língua Humana do INESC-ID.

Os meus interesses científicos incluem gestão de recursos linguísticos; arquitecturas de software para engenharia da língua natural; geração automática de língua natural e construção automática de resumos; interfaces de língua natural; e processamento de língua escrita em geral. Além dos interesses acima, desenvolvo ainda investigação em processamento computacional de música e aplicações de aprendizagem automática na área da saúde.

CV Oficial (resumido)

Prof. David Martins de Matos

David Martins de Matos licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1990, no Instituto Superior Técnico (IST), Lisboa. Recebeu os graus de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1995 (IST), sob o tema programação com objectos em sistemas distribuídos. Obteve o grau de Doutor em Engenharia Informática e de Computadores em 2005 (IST), sobre o tema da geração automática de língua natural. É docente no IST desde 1993 -- actualmente como Professor Auxiliar --, tendo leccionado as disciplinas de programação em lógica e funcional, programação com objectos, algoritmos e estruturas de dados, compiladores, arquitectura de sistemas computacionais, sistemas distribuídos, computação gráfica e processamento de língua natural. Foi investigador no INESC desde 1988, nos Grupos de Sistemas Distribuídos, Serviços e Sistemas Telemáticos e Engenharia de Software. Em 1998 passou a fazer parte do Centro de Sistemas Telemáticos e Computacionais (IST), onde permaneceu até 2001, quando passou a fazer parte do recém-criado Laboratório de Sistemas de Língua Falada (L2F). Em 2020, passou a integrar o Laboratório de Tecnologias de Língua Humana do INESC-ID. No passado, participou em vários projectos Europeus e Nacionais, assim como em projectos do sector privado (banca e indústria de telecomunicações), tanto nacionais como internacionais. É membro sénior da ACM (SIGMM, SIGIR) e do IEEE (Signal Processing Society, Computer Society, Robotics and Automation Society). É também membro da Ordem dos Engenheiros.