Learning to Rank Academic Experts

From HLT@INESC-ID

Catarina Moreira
Catarina Moreira
A Catarina Moreira é uma investigadora do INESC-ID que está actualmente a participar num projecto europeu de bibliotecas digitais. Recentemente terminou a tese na área de machine learning e de information retrieval que lhe garantiu o grau de Mestre em Engenharia Informática e de Computadores. Os seus interesses giram em torno da inteligência artificial, mais propriamente em técnicas de aprendizagem automática e em algoritmos de procura.
Addresses: www mail

Date

  • 15:00, Friday, November 18th, 2011
  • Room 20

Speaker

  • Catarina Moreira, Instituto Superior Técnico

Abstract

O problema de procura de peritos é um problema de recuperação de informação que tem vindo a receber bastante interesse por parte da comunidade científica nos últimos anos. No entanto, o actual estado da arte carece de boas abordagens para combinar diferentes fontes de evidência de uma forma óptima. Este trabalho explora o uso de métodos baseados em Learning to Rank como uma boa abordagem para combinar múltiplos estimadores de relevância numa maneira óptima. Estes estimadores são derivados de conteúdos textuais, de estruturas em grafo representando padrões de citação na comunidade de peritos e de informações baseadas no perfil dos peritos.

Este trabalho também explora a eficácia de abordagens baseadas na agregação de rankings combinando diversas técnicas de fusão de dados.

As experiências efectuadas numa colecção de dados de publicações académicas no campo da engenharia informática confirmam a adequação de ambas as abordagens propostas.


Note: This seminar will be held in Portuguese.