Telefonia com o Asterisk

From HLT@INESC-ID

Hugo Monteiro

Date

  • July 21, 2006, às 15:30
  • Edifício Alves Redol, Rua Alves Redol 9, Sala 336

Speaker

Abstract (in Portuguese)

A maior parte das empresas nos dias de hoje fazem uso de plataformas – PABX (Private Automatic Branch eXchange) – que permitem realizar e receber chamadas. Estas permitem ligações de chamadas feitas pelos utilizadores entre as extensões e as operadoras externas. Face a isto torna-se imprescindível um sistema robusto, flexível e extensível capaz de satisfazer as necessidades das empresas.

Uma vez que os custos associados à instalação deste tipo de sistemas são elevados e ainda alimentados por soluções proprietários onde algumas apresentam uma baixa funcionalidade, surgiu a necessidade do desenvolvimento de uma plataforma munida com todos esses requisitos e mais alguns - o Asterisk (/“Asterisk is an Open Source hybrid TDM and packet voice PBX and IVR plattaform with ACD (automatic call distribution) functionality and much more...” Mark Spencer – /criador do Asterisk).

Asterisk é um projecto Open Source assente em Linux com um requerimento mínimo de Hardware. Este foi projectado para fazer interface entre qualquer hardware e software de telefonia com qualquer aplicação telefónica, de uma forma directa transparente e consistente. Nesta apresentação serão apresentadas as características do Asterisk e pretende-se discutir de que forma esta tecnologia poderá ser utilizada no L²F.

See Also