Um sistema "online" para o tratamento à distância da afasia

From HLT@INESC-ID

Annamaria Pompili
Annamaria Pompili
Annamaria Pompili nasceu em Roma, onde trabalhou durante seis anos como analista programadora em várias empresas, públicas e privadas. Em Abril de 2011 obteve o diploma de licenciatura em Engenharia Informática e de Computadores pela faculdade de Engenharia da Universidade Tor Vergata. Realizou a sua tese no Laboratório de Sistemas de Língua Falada do INESC-ID, no contexto do projecto VITHEA - Terapeuta Virtual para o Tratamento da Afasia, onde actualmente continua a trabalhar como bolseira de investigação
Addresses: www mail

Date

  • 14:30, Wednesday, June 1st, 2011
  • Room 20

Speaker

  • Annamaria Pompili, Universidade de Roma "Tor Vergata" and L2F,INESC-ID

Abstract

A afasia é uma deterioração da função da linguagem que pode causar problemas em aspetos muito variados da linguagem: a nível fonético, sintático ou semântico.

Há vários tipos de afasia, cada uma é caraterizada por vários sintomas, mas todas as síndromes têm um problema comum: a dificuldade em nomear ações e objetos. Esta característica, aliada ao facto de frequentes sessões de terapia conduzirem a uma reabilitação mais rápida, levaram ao desenvolvimento do projeto VITHEA - Terapeuta Virtual para o Tratamento da Afasia.

Para garantir a acessibilidade a qualquer lugar e a qualquer hora, o sistema foi desenvolvido como uma aplicação Web. A arquitetura software é estruturada segundo o padrão de desenho Model-View-Controller (MVC) e integra diversos "frameworks open source" para a plataforma Java EE. O sistema age como um terapeuta, guiando os doentes no desempenho das sessões de terapia, onde o efetivo reconhecimento da correção das expressões pronunciadas é efetuado por meio do reconhecedor automático da fala, AUDIMUS.


Note: This seminar will be held in Portuguese.