Difference between revisions of "Casa virtual - uma interface visual para a Casa do Futuro"

From HLT@INESC-ID

m
m
Line 28: Line 28:
 
* Local de trabalho:  L²F (INESC-ID Lisboa), onde os alunos serão integrados num ambiente de investigação multidisciplinar.
 
* Local de trabalho:  L²F (INESC-ID Lisboa), onde os alunos serão integrados num ambiente de investigação multidisciplinar.
  
[[category:Reseach]]
+
[[category:Research]]
 
[[category:Graduation Theses]]
 
[[category:Graduation Theses]]

Revision as of 15:35, 9 May 2006

Proposta de Trabalho Final de Curso 2003/2004

Orientação

Objectivo

Criar uma interface visual para o sistema actualmente existente que permite controlar através da fala um conjunto de dispositivos e de serviços associados à Casa do Futuro.

Descrição

Nos últimos dois anos temos vindo a desenvolver um projecto de criação de uma interface falada que permite controlar um conjunto de dispositivos e de serviços associados à casa do futuro. Nesse projecto a ênfase principal tem sido colocada no sistema de diálogo com o utilizador. Trabalhou-se no desenvolvimento da infraestrutura de comunicação entre o utilizador e o sistema de diálogo, através da criação de diferentes formas de acessibilidade ao sistema como seja microfone fixo ou sem fios, telefone, telemóvel e PDA, no desenvolvimento do sistema de diálogo, na parte de reconhecimento de fala, na parte de gestão de diálogo e na parte de integração de um sintetizador de fala, e na parte de gestão dos serviços que são disponibilizados.

Com este trabalho pretende-se criar uma descrição gráfica da casa onde se representam os dispositivos nela existentes e o seu estado. Pretende-se saber se a luz está acessa ou apagada, qual é a temperatura da sala, se os estores estão para baixo ou para cima, se deixámos a televisão ligada, etc. Associada a essa discrição pretende-se disponibilizar imagens reais das divisões da casa que resultam de um conjunto de câmaras, e que para este trabalho estarão colocadas na sala de demonstração. Esta descrição gráfica deverá ser acessível a partir da web, acessível numa aplicação num PDA dentro da casa ou ser enviada por MMS a pedido do utilizador. O controlo dos dispositivos da casa deverá ser realizado através de fala quer pelo telefone, VoIP ou directamente no PDA.

Este trabalho apresenta características inovadoras e multidisciplinares pelo conjunto de soluções necessárias quer a nível de concepção como a nível aplicacional.

Outros Dados

  • Áreas Científicas: IA
  • Regime: Normal ou Integrado
  • Local de trabalho: L²F (INESC-ID Lisboa), onde os alunos serão integrados num ambiente de investigação multidisciplinar.