next up previous contents index
Next: Comunicação Intra e Up: Estrutura de uma Previous: Nível de Suporte

Responsabilidades

O nível de programa pode conter qualquer tipo de código concebível, sendo sempre da responsabilidade do programador da aplicação garantir o correcto funcionamento desse código. O nível de ligação é uma camada relativamente pequena, quando comparada com as outras duas: dela fazem parte apenas os envelopes e os gestores de módulos. Os envelopes, embora possam ser em grande número, correspondem a uma fracção pequena do código, já que a sua funcionalidade principal é de gestão e encaminhamento da comunicação entre os outros dois níveis. O número de gestores é igual ao número de módulos funcionais e prevê-se, por isso, reduzido.

O nível de suporte vai ser o mais complexo. Neste nível vão coexistir duas famílias de código. A primeira corresponde a código estático, i.e., código pré-existente num determinado módulo, sob a forma de biblioteca. A segunda corresponde a código dinâmico, i.e., código gerado automaticamente, a partir de informação vinda dos níveis superiores. Do módulo de distribuição, podem tomar-se exemplos para os dois casos: como exemplo do código estático, podem considerar-se os gestores de tipos; como exemplo do código dinâmico, podem considerar-se as classes dos representantes para a distribuição, geradas a partir de IDL (ver capítulo 5 para mais pormenores).

Independentemente da família a que pertence, todo o código da camada de suporte actua como suporte à interface, oferecida ao nível de programa, pela camada de ligação. As acções reais, de um módulo funcional, são levadas a cabo, na sua grande maioria, pela camada de suporte.



David M. M. de Matos
Thu Jun 29 14:58:09 MET DST 1995