Dentro de uma aplicação, o nível de suporte comunica exclusivamente com o nível de ligação. Dentro de cada módulo, as entidades do nível de suporte podem requerer informação às do nível de ligação. As únicas entidades não pertencentes a um qualquer módulo funcional, com as quais é possível a comunicação, a partir do nível de suporte, são os envelopes.
É da responsabilidade do nível de suporte toda a comunicação com o exterior da aplicação. Exceptua-se, claro está, eventual comunicação que tenha lugar no nível de programa, por estar fora do âmbito deste trabalho.
Para efectuar comunicação com o exterior da aplicação, o nível de suporte é livre de utilizar qualquer método que se julgue apropriado à situação em causa. Dado o elevado número de cenários possíveis, que levam este aspecto para além do âmbito deste trabalho, este ponto não é aqui discutido. Fique-se apenas com a noção de que, em qualquer caso, existirá código de adaptação, sob forma estática ou dinâmica, que permitirá o acesso aos recursos externos.