Interacting with Animated Characters in a Virtual Learning Environment (proposal)

From HLT@INESC-ID

Revision as of 17:13, 29 August 2007 by David (Talk | contribs) (Interacting with Animated Characters in a Virtual Learning Environment moved to Interacting with Animated Characters in a Virtual Learning Environment (proposal))

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Proposta de Tese de Mestrado 2007/2008

Orientação

Objectivos

O principal objectivo do trabalho é o de localizar para a realidade portuguesa a aplicação FearNot! dirigida ao problema do bullying nas escolas.

Enquadramento

Este trabalho surge no contexto do projecto europeu eCIRCUS (www.e-circus.org) onde se procuram desenvolver novos modelo e tecnologias inovadoras de suporte à aprendizagem social e emocional. Para esse fim, utilizam-se personagens sintéticas autónomas em situações complexas e procura-se envolver emocionalmente a criança através de mecanismos de interacção inovadores. O projecto pretende aplicar estes conceitos na educação contra o bullying nas escolas e na empatia inter-cultural. Este trabalho relaciona-se com o primeiro tema.

Descrição

Um dos resultados do projecto eCIRCUS é a aplicação FearNot! que procura ajudar a combater o bullying nas escolas.

O fenómeno de bullying é a opressão física ou psicológica realizada por uma pessoa mais forte sobre outra mais fraca. Apesar de ocorrer ao longo da vida, é na escola que se torna mais notório face à dificuldade de muitas vítimas em lidar com ele, resultando em danos psicológicos profundos que chegam a conduzir ao suicídio. As vítimas são em geral crianças com dificuldades de socialização ou de alguma forma diferentes da maioria.

Nesta aplicação dirigida a crianças dos 8 aos 12 anos, o utilizador assume o papel de amigo invisível da vítima, assistindo à interacção das personagens virtuais no ambiente escolar e aconselhado a vítima sobre a melhor forma de lidar com o bully. A vítima procura seguir os conselhos do utilizador, podendo este ver os resultados da estratégia que sugeriu.

A aplicação FearNot! foi desenvolvida no âmbito do projecto eCIRCUS e será futuramente distribuída em código aberto. Actualmente existem versões para o ambiente educativo Inglês e Alemão.

Neste trabalho pretende-se fazer a localização para Português da aplicação. Para esse efeito há que desenvolver os seguintes aspectos:

  • Desenvolver a gramática do conversor dos actos de discurso produzidos pelas personagens para a Língua Portuguesa.
  • Realizar as gravações que permitirão a converter em fala a saída do gerador de língua.
  • Desenvolver a gramática que converte a interacção com o utilizador em actos de discurso compreensíveis pelas personagens virtuais.


Resultado esperado

Pretende-se que no final do trabalho exista um demonstrador do sistema FearNot! em Português e que os trabalhos necessários ao seu desenvolvimento fiquem documentados numa publicação científica da área.

Observações

Dar-se-á preferência aos alunos que demonstrem interesse no desenvolvimento de interfaces pessoa-máquina, mas que possuam capacidade de integração e desenvolvimento necessárias à realização do demonstrador final.