NER - Reconhecimento de Locais e Eventos

From HLT@INESC-ID

Revision as of 09:11, 29 May 2006 by David (Talk | contribs) (NER - Named Entity Recognition moved to NER - Reconhecimento de Locais e Eventos)

Proposta de Trabalho Final de Curso 2006/2007


Orientação

Objectivo

Identificar e classificar entidades mensionadas. São exemplos de entidades mensionadas: nomes de pessoas, cargos, organizações, acontecimentos, datas, entre outros.

Descrição

A identificação e classificação de entidades mencionadas é uma sub-tarefa da área de extracção de informação que visa localizar e classificar as palavras de um texto escrito que referem nomes de pessoas, organizações, localidades, expressões temporais, quantidades, valores monetários, percentagens, etc. Por exemplo, a frase "O Pedro comprou 300 acções da EDP em 2006" contém as seguintes entidades: (i) "Pedro" é um nome de pessoa; (ii) "300" é uma quantidade; (iii) "EDP" é uma organização; (iv) "2006" é uma data. A definição das regras (autómatos) e o acesso à informação que está disponível (lema, categoria gramatical, contexto à direita (palavra, lema, categoria) e à esquerda) faz-se através do ambiente XIP, desenvolvido pela Zerox e licenciado ao INESC-ID.

Outros Dados

  • Proposto por Luís Romão (#51035) e João Loureiro (#51015)
  • Áreas Científicas:
  • Local de trabalho: L²F (INESC-ID Lisboa).