Difference between revisions of "Paralelização de Algoritmos de Processamento de Língua Natural em Ambientes Distribuídos (proposal)"

From HLT@INESC-ID

m (Paralelização de Algoritmos de Processamento de Língua Natural em Ambientes Distribuídos moved to Paralelização de Algoritmos de Processamento de Língua Natural em Ambientes Distribuídos (proposal))
(No difference)

Revision as of 17:12, 29 August 2007

Proposta de Tese de Mestrado 2007/2008

Orientação

Objectivos

Este trabalho tem como objectivo a aplicação de técnicas de programação paralelas a algoritmos de processamento de corpora para aplicação à resolução de problemas de engenharia da língua natural.

Descrição

O processamento de língua natural necessita de recorrer a corpora (colecções de material contendo evidência linguística dos fenómenos em estudo) que podem apresentar grandes dimensões. O processamento destes materiais é, em geral, um processo computacionalmente pesado, necessitando de recursos significativos, tanto em termos de espaço, como em termos de tempo.

Actualmente, o espaço tem vindo a decrescer de custo, permitindo, por um lado, o crescimento e riqueza de descrição dos dados, mas, por outro, aumenta a quantidade de dados a processar. Se o custo do armazenamento baixou, o custo do tempo é sempre indesejável se for alto e, apesar da melhoria dos equipamentos, os algoritmos continuam a demorar semanas para produzir um resultado.

Resultado Esperado

O resultado esperado é um conjunto de algoritmos paralelizados e comparação de desempenho com as versões originais. É esperado que as implementações dos algoritmos sejam adequadas ao processamento em ambiente grid, por forma a poder beneficiar dos recursos computacionais disponibilizados por terceiros.

Observações

Apontam-se como vantajosos, conhecimentos de algoritmia, estatística, sistemas distribuídos, assim como conhecimentos básicos (a desenvolver) da área do processamento de língua natural.

Este trabalho requer assiduidade e dedicação.

Trabalho proposto pelo aluno Tiago Luís.