Sistema de Classificação de Poesia (proposal)

From HLT@INESC-ID

Revision as of 17:10, 29 August 2007 by David (Talk | contribs) (Sistema de Classificação de Poesia moved to Sistema de Classificação de Poesia (proposal))

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Proposta de Tese de Mestrado 2007/2008

Orientação

Objectivos

O desenvolvimento de um sistema que auxilie a escrita de poesia. As duas grandes funcionalidades são a caracterização automática de poemas e a sugestão de uma palavra que complete um verso. Pretende-se que sejam realizadas duas implementações, uma usando o sistema Shrep (desenvolvido no L2F) e outra usando o sistema UIMA (desenvolvido pela IBM).

Descrição

A caracterização dos poemas basear-se-á nos conceitos da poética portuguesa que consideram a estrutura e a métrica: o número de linhas e estrofes, a forma das estrofes, o número de sílabas nos versos e a estrutura das rimas. A sugestão de palavras que terminem os versos pode ser baseada num critério ou combinação de critérios previamente seleccionados. São exemplos de critérios as restrições impostas pela estrutura do poema, a categoria gramatical permitida para a palavra e a pertença a uma ontologia. O maior desafio vai ser reduzir o número de sugestões. Este trabalho vai reutilizar módulos desenvolvidos em projectos anteriores: um léxico de pronúncia, um módulo que determina a acentuação léxica, um módulo que faz a conversão grafema/fonema, um módulo que realiza a divisão silábica, um analisador morfológico, um analisador sintáctico, e um desambiguador morfossintáctico.

Resultado Esperado

Uma interface web (web servers) que facilite a escrita de poemas suportada num módulo de software que caracterize poemas e noutro que sugira palavras que complete um verso. Uma compação entre o sistema Shrep e o sistema UIMA.

Observações

Trabalho proposto pelo aluno Nº 53899, João António Damião Marques