next up previous contents index
Next: Organização de Módulos Up: No Title Previous: Heterogeneidade

Realização do Protótipo

 

Este capítulo está devotado à análise da concretização do modelo proposto para a solução das questões identificados pela análise do problema. São descritos o nível de ligação, as ferramentas utilizadas na geração de uma aplicação, assim como os meios de suporte existentes para a aplicação e para a utilização das próprias ferramentas. É também descrita, a título de exemplo, a realização do módulo de distribuição. Pretende-se fazer uma distinção, tão precisa quanto possível, entre os arquétipos e as suas sombras no mundo concreto.

As secções deste capítulo têm uma correspondência quase directa com as dos capítulos 3 e 4. Algumas descrições, em particular, de algumas das ferramentas, podem fazer referência à utilização de outras ferramentas. De um modo geral, as ferramentas auxiliares serão ignoradas, sendo as suas acções resumidas. Serão feitas excepções a esta regra quando tal se justificar.

A divisão da exposição começa com (i) a descrição do nível de ligação, correspondente ao capítulo 3, no qual serão abordadas as estruturas de controlo de envelopes e cartas, assim como de objectos gestores de módulos funcionais; segue-se (ii) a descrição do código dos vários serviços, realizados como protótipos dos modelos apresentados do capítulo 5; por fim, (iii) são apresentadas as várias ferramentas envolvidas nas duas fases anteriores.

Em todo os capítulo da realização do protótipo a linguagem de trabalho é C++. Isto não quer dizer, no entanto, que várias das etapas do desenvolvimento de uma aplicação não envolvam outras linguagens intermédias, e.g. IDL na geração de módulos e C para a realização de código de suporte de mais baixo nível.





David M. M. de Matos
Thu Jun 29 14:58:09 MET DST 1995