Neste capítulo são apresentadas e descritas as várias entidades que estão envolvidas na construção de uma aplicação. Algumas delas dão suporte ao desenho, enquanto outras são incluídas na própria aplicação. A função dessas entidades é facilitar ou possibilitar o funcionamento de vários mecanismos, sejam eles de tempo de compilação, e.g. geração de código, ou de tempo de execução, e.g. código genérico especializado.
O desenho e programação de uma aplicação podem ser feitos por conjuntos disjuntos de programadores, dedicando-se cada um a um aspecto da aplicação: nível de programa e módulos funcionais. O nível de ligação resulta da intersecção deste dois.
Neste capítulo apenas tem interesse analisar os mecanismos de suporte utilizados na programação da aplicação como um todo, i.e., as ferramentas e bibliotecas disponíveis para o desenolvimento a partir do nível de programa. A forma de desenhar um módulo, assim como das bibliotecas nele envolvidas, não se enquadra neste capítulo.
No final do capítulo, na secção 4.2.1, os mecanismos de suporte são descritos esquematicamente.