Apresentação

From Wiki**3

David Martins de Matos

Sou professor associado do Departamento de Engenharia Informática do Instituto Superior Técnico. Sou investigador do Laboratório de Tecnologias de Língua Humana do INESC-ID .

Os meus interesses científicos incluem gestão de recursos linguísticos; arquitecturas de software para engenharia da língua natural; geração automática de língua natural e construção automática de resumos; interfaces de língua natural; e processamento de língua escrita em geral.

CV Oficial (resumido)

Prof. David Martins de Matos

David Martins de Matos licenciou-se em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1990, no Instituto Superior Técnico (IST), Lisboa. Recebeu os grau de Mestre em Engenharia Electrotécnica e de Computadores em 1995 (IST), sob o tema programação com objectos em sistemas distibuídos. Obteve o grau de Doutor em Engenaria Informática e de Computadores em 2005 (IST), sobre o tema da geração automática de língua natural. É docente no IST desde 1993 -- actualmente como Professor Auxiliar --, tendo leccionado as disciplinas de programação em lógica e funcional, programação com objectos, algoritmos e estruturas de dados, compiladores, arquitectura de sistemas computacionais, sistemas distribuídos, computação gráfica e processamento de língua natural. Foi investigador no INESC desde 1988, nos Grupos de Sistemas Distribuídos, Serviços e Sistemas Telemáticos e Engenharia de Software. Em 1998 passou a fazer parte do Centro de Sistemas Telemáticos e Computacionais (IST), onde permaneceu até 2001, quando passou a fazer parte do recém-criado Laboratório de Sistemas de Língua Falada (L2F). Em 2020, passou a integrar o Laboratório de Tecnologias de Língua Humana do INESC-ID. No passado, participou em vários projectos Europeus e Nacionais, assim como em projectos do sector privado (banca e indústria de telecomunicações), tanto nacionais como internacionais. É membro sénior da ACM (SIGMM, SIGIR) e do IEEE (Signal Processing Society, Computer Society, Robotics and Automation Society). É também membro da Ordem dos Engenheiros.