Colecções de Objectos: Difference between revisions

From Wiki**3

No edit summary
(Redirected page to ist:Colecções de Objectos)
 
(19 intermediate revisions by the same user not shown)
Line 1: Line 1:
{{NAVPO}}
#REDIRECT [[ist:Colecções de Objectos]]
<!--{{TOCright}}-->
Organização de objectos em colecções. Colecções em Java: vectores primitivos e a hierarquia de colecções. Uso de tipos paramétricos (generics). Apresentação de interfaces de topo: Collection, Set, List. Exemplo com LinkedList. Iteradores. Exemplo de utilização de iteradores. A interface Iterable e o uso de foreach: iteração implícita. Apresentação e discussão de exemplos.
 
Classes utilitárias Collections e Arrays e o uso de algoritmos abstractos. Interfaces Comparable e Comparator. Discussão das diferenças.  A interface Map. Apresentação e discussão de exemplos. Alguns aspectos da utilização de programação com classes e interfaces paramétricas.
 
== Comparable vs. Comparator ==
 
No primeiro caso, são as instâncias da própria classe as responsáveis por saber comparar-se com outras (e, como só pode haver um método com uma determinada interface, isso significa que o uso da interface Comparable apenas permite um método de comparação). As classes que implementam Comparator, pelo contrário, permitem a definição de um número arbitrário de estratégias de comparação de instâncias das classes que comparam (um método de comparação por classe).
 
A vantagem do uso da primeira está no menor número de classes. No entanto, a segunda, sem aumentar a complexidade de forma significativa (as classes de comparação são muito simples), contribui para a flexibilidade da aplicação nos aspectos relativos à comparação de objectos.
 
=== Exemplo ===
* [[Classes Internas (Java)/Exercício 01: Interfaces java.lang.Comparable e java.util.Comparator]]
 
=== Ver Também ===
* http://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/util/Comparator.html
* http://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/util/Comparator.html
* [[Strategy Pattern (padrão de desenho)]]
 
== Iterable and Iterator ==
 
=== Exemplo ===
* [[Classes Internas (Java)/Gatos Iteráveis]]
 
=== Ver Também ===
 
* http://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/lang/Iterable.html
* http://docs.oracle.com/javase/7/docs/api/java/util/Iterator.html
 
 
[[category:Ensino]]
[[category:PO]]

Latest revision as of 16:38, 7 November 2018