Composite (padrão de desenho)

From Wiki**3

Revision as of 17:29, 12 November 2005 by Root (talk | contribs) (→‎Exemplo)

Material correspondente à aula 22.

O padrão composite organiza os objectos em árvores que representam hierarquias parte-todo. O uso do padrão permite que sejam tratados uniformemente os objectos e as suas composições.

Estrutura

Exemplo

Um restaurante tem empregadas que apresentam menus aos clientes. Cada empregada dispõe de várias ementas, consoante a hora do dia: assim, existem ementas para pequenos almoços, almoços e jantares, por exemplo.

Uma implementação simples, definiria na implementação do conceito empregada as referências para os objectos que representam as ementas.

CÓDIGO

Esta situação conduz a inflexibilidade na manutenção: por exemplo, a adição de novas refeições implica a alteração das empregadas!

Uma possível solução é definir as empregadas como tendo, não dois, três, ou um número concreto de ementas, mas sim como tendo a capacidade de gerir um número indeterminado (uma colecção) de ementas.

CÓDIGO

Mas o que aconteceria se se quisesse adicionar uma outra ementa apenas a uma das refeições? Por exemplo, adicionar uma ementa de sobremesas ou uma carta de vinhos à ementa do jantar. A solução anterior não tem limitações ao número de ementas que uma empregada pode gerir. No entanto, adicionar uma ementa à colecção não a associa de forma alguma à ementa do jantar: seria necessário alterar o código da empregada para fazer tal associação: uma situação indesejável. A solução passa por utilizar o padrão de composição (composite): por um lado a ementa do jantar vai ter uma outra ementa como se fosse mais uma entrada, or outro a empregada trata a ementa do jantar como sempre fez (i.e., sem alterações).

CÓDIGO