Tópicos sobre escrita de testes com JUnit
From Wiki**3
Quando se produz um programa, é importante garantir que funciona de acordo com as especificações. É, no entanto, difícil de dar esta garantia, especialmente em programas complexos. Com o propósito de simplificar a tarefa, os testes podem ser realizados modularmente, i.e., testanto a aplicação por partes. Assim, se todos os módulos se comportam individualmente segundo as especificações, é mais simples de produzir testes que avaliem o comportamento da aplicação como um todo.
JUnit é uma biblioteca que simplifica e sistematiza a produção de testes para cada um dos componentes (as unidades) da aplicação. Embora seja uma biblioteca Java, o princípio que materializa é geral e, de facto, existem versões para outras linguagens (cppunit, por exemplo, para C++; phpunit, para PHP, etc.).
Na prática, os testes executam como asserções sobre expectativas, i.e., cada bateria de teste ou teste individual verifica se uma dada propriedade é verificada pelas instâncias das classes em teste (ou pelos resultados das operações sobre essas instâncias). As propriedades podem ser booleanas (verdadeiro/falso), igualdade, etc.
Como Obter
Exemplos
- Testing the blobbiness of blobs - when does a blob blob a blob?
- Random bombs - unreliable bombs that may or may not go off.
Exercícios
- Album - an album and its cards