Criação de gramáticas de unificação com base em informação sintáctico/semântica lexicalizada (proposal)

From HLT@INESC-ID

Revision as of 17:05, 29 August 2007 by David (Talk | contribs) (Criação de gramáticas de unificação com base em informação sintáctico/semântica lexicalizada moved to Criação de gramáticas de unificação com base em informação sintáctico/semântica lexicalizada (proposal))

(diff) ← Older revision | Latest revision (diff) | Newer revision → (diff)

Proposta de Tese de Mestrado 2007/2008

Orientação

Objectivos

O objectivo deste trabalho é a construção de gramáticas de unificação com base em informação sintáctico/semântica lexicalizada.

Descrição

A utilização de informação lexicalizada permite que a sua utilização seja flexível, tanto em aspectos de análise (e.g., processamento de textos), como em aspectos de geração automática de língua natural (e.g., sistemas de explicação, diálogo). No entanto, a informação nesta forma não é sempre imediatamente utilizável para alguns dos fins para os quais é apropriada. Como tal, é necessário transformá-la, tanto para reescrita da informação ou para permitir o acesso de formas especializadas.

Resultado Esperado

O resultado esperado é um programa que consulte uma base de dados lexical e construa uma gramática ou parte de uma gramática (de acordo com o pedido do utilizador). É esperado um demonstrador onde a gramática seja aplicada a um problema de geração automática de língua natural.

Observações

Apontam-se como vantajosos, conhecimentos, não apenas dos formalismos aplicados ao processamento de língua natural (também a adquirir e desenvolver), em especial no respeitante a processamento sintáctico/semântico, como também de conceitos associados à representação e manipulação daqueles formalismos (e.g., gramáticas, motores de unificação).

Este trabalho requer assiduidade e dedicação.