Fernando Batista

edit

About * Curriculum Vitae

* Conferences

Work

Personal

Site

CurriculumVitae

Nome
Fernando Manuel Marques Batista
E-mail
Fernando.Batista@inesc-id.pt
Fernando.Batista@iscte.pt

Qualificação Académica

2011
Doutoramento em Engenharia Informática, Instituto Superior Técnico. Maio 2011.
2003
Mestrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, área científica de especialização em "Computadores", no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa. Julho de 2003.
1997
Licenciatura em Matemática/Informática - ramo de de Informática, pela Universidade da Beira Interior, em Junho de 1997.

Formação Complementar

2011
LxMLS - 1st Lisbon Machine Learning School, Instituto Superior Técnico, Lisboa, Julho de 2011.
2003
EUROLAN-2003. Escola de verão: "The Semantic Web and Language Technology". Bucareste - Roménia. De 28 Julho a 8 Agosto de 2003.
2001
Participação no Seminário Estratégias Pedagógicas - pelo Dr. Pedro Lóio - ISCTE, Dezembro 2001.

Actuais interesses de investigação

Os seus actuais interesses de investigação incluem diversas áreas do processamento de lingua natural (NLP), incluindo o processamento de fala; enriquecimento de transcrições de fala, que por sua vez inclui a identificação e extracção de meta-informação estrutural em transcrições de fala e no enriquecimento dessas transcrições de forma a torná-las mais inteligíveis, integrando métodos provenientes das diferentes áreas do processamento de linguagem natural; métodos de aprendizagem automática; e aplicação de técnicas de processamento de língua natural a redes sociais.
Interessa-se também pelo domínio do processamento sintáctico e pela representação do conhecimento.
Dedica-se ainda ao estudo dos Sistemas Operativos e Arquitecturas de computadores.

Actividades anteriores e situação actual em termos científicos e profissionais

Desde 2001
Investigador do Laboratório de Sistemas de Língua Falada (L²F) do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores - Investigação e Desenvolvimento (INESC-ID) Lisboa. Desde Janeiro 2001.
De 2001 a 2004
Desenvolvimento de um módulo de análise sintáctica de superfície. Envolveu programação em linguagem C++ e o desenvolvimento de ferramentas para utilização desse módulo numa plataforma cliente/servidor, através de RPC.
De Abril de 2004 a Dezembro de 2004
Participação num projecto de consultadoria para a empresa “Porto Editora”, levado a cabo pelo Laboratório de Sistemas de Língua Falada.
Desde 2000
Docente no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Leccionou as disciplinas: Informática / Introdução à informática / Informática da Empresa; Arquitectura de computadores; Arquitectura de Computadores I e II; e Sistemas operativos. Desde Novembro de 2000.
2002
Administrador de sistemas, Linha 4 da Associação para o Desenvolvimento das Telecomunicações e Técnicas de Informática (ADETTI).
1997 a 2000
Apoio ao ensino das disciplinas de "Programação" e "Introdução à Programação" e "Informática I" dos cursos de Licenciatura em Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Aeroespacial e Engenharia de Gestão Industrial, respectivamente, no Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa.
1996 a 2000
Colaborador no Grupo de Linguagem Natural do INESC.
  • Participação no projecto europeu "Hypermuseum" do programa TELEMATICS, em que as responsabilidades da equipa consistiram na definição e desenvolvimento de uma solução multilingue para pesquisa de informação na Internet. As suas tarefas no âmbito deste projecto envolveram a participação em várias reuniões, definição de uma base de dados, programação em ASP, e utilização de SQL.
  • Participação no projecto europeu "Simple" do programa TELEMATICS, no qual foi responsável por administrar e ajudar a definir um sistema de gestão de bases de dados Semântico-Lexical.
  • Bolseiro do Programa PRAXIS XXI, no âmbito do projecto "Léxico Multifuncional Computadorizado do Português Contemporâneo", desde Janeiro de 1998 a Agosto de 2000, cujo plano de trabalhos contemplou o desenvolvimento de ferramentas de manipulação de corpora, incluindo o Processamento Morfológico do Português.
  • Participação no projecto LE-PAROLE do programa TELEMATICS, em que teve como tarefas, organização de corpora, conversão de formatos e a implementação de aplicações específicas de processamento e manipulação de linguagem. Grande parte das aplicações foi desenvolvida em linguagem C.
1996/97
Docente na escola Tecnológica e Profissional da Sicó em Alvaiázere onde leccionou a disciplina de Informática aos 10º e 11º anos, do curso “Técnico Desenhador Projectista”.
1996
No âmbito da disciplina "Projecto", realizou um estudo sobre o desenvolvimento de aplicações orientadas a objecto, usando a linguagem de programação Delphi e o sistema de gestão de bases de dados relacionais InterBase.
1996
Estagiário na empresa "Serinfal, Comércio e Serviços de Informática" de Alvaiázere. Enquanto estagiário realizou um estudo sobre Redes de Área Local.
1995
No contexto da disciplina de "Teoria das Bases de Dados", implementou um sistema de informações, usando a linguagem de programação FORTRAN e o Sistema de Gestão de Bases de Dados Relacional RdbVMS, onde obteve a máxima classificação.
1995
Colaboração na realização de um manual de linguagem C, com o professor da disciplina de "Práticas de Programação" - Professor Doutor Walenty Oniszczuk - na Universidade da Beira Interior.
1990
Colaborador do jornal "O Alvaiazerense".
1990
Experiência de monitor na área de informática pelo programa "InforJovem".

Experiência informática

  • Sólidos conhecimentos nos seguintes sistemas operativos ao nível de administração/ utilização:
    • Linux, Ultrix, SunOS, Solaris, DEC VAX/VMS, Windows, MacOs
  • Linguagens de Programação
    • C++, C, Pascal, FORTRAN, Visual Basic, Perl, Python, Javascript, PHP, ASP
  • Sistemas de Gestão de Bases de Dados:
    • Interbase, RdbVMS, Access, mySQL.

Línguas

  • Inglês - Conversação, Leitura e Escrita
  • Francês - Leitura e Conversação
Last modified on August 14, 2012, at 10:58 AM UTC